sábado, 19 de novembro de 2016

Projeto Livro Viajante

 Vamos falar um pouco de um evento realizado em prol de nossos pequeninos? Em comemoração ao Dia das Crianças, o chamado Projeto Livro Viajante se instalou no Parque da Jaqueira, encantando pessoas que passavam por perto com muitas atividades, como brincadeiras, músicas, apresentações e livros. A mente organizadora que idealizou e pôs a mão na massa para esta ação linda e mágica acontecer é atribuída à Mayara Oliveira, a estudante do segundo período do curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco, presenciou uma palestra sobre a participação dos livros na área infantil e se deu conta que há famílias onde inexiste o incentivo à leitura. Buscando reverter esta visão, a futura pedagoga percebeu que podia fazer algo em relação a isso e, acompanhada de amigos, buscaram por doações e patrocinadores, unindo todos os interessados possíveis. 

''Fui vestida de Fada dos Livros Viajantes, uma personagem única que conta aventuras através de músicas, fazendo interpretações dos livros que as crianças leram, juntando todas as históias numa só.''

 Os voluntários sentam, lêem os livros com as crianças, perguntam quais personagens foram os seus preferidos, depois refletem as morais das histórias, realizam brincadeiras de roda, cantam com elas e por aí vai. Em primeiro momento, o público alvo foi voltado para a criança, porém perceberam que toda a programação atingiu pais também, que leram e buscaram criar um novo vínculo com seus filhos, tornando a estadia de todos ali, embora simples, em algo agradável e bastante construtivo.

 ''Chamei o pessoal e a gente resolveu criar esse projeto.''
''Os livros ficam espalhados para que as crianças tenham o contato, o toque, que elas sintam o cheiro, ter a visão das cores, de tudo.''



























 Como o projeto foi realizado por meio da Associação Ágora, uma organização nascida da vontade de protagonizar, movida pela junção de diversos jovens com o objetivo de melhorias dentro do ambiente escolar, implementando projetos e auxiliando em eventos culturais, o Livro Viajante ainda não tem páginas na internet, mas será independente em breve. Por que estou falando de tudo isso só agora, mais de um mês depois de todos esses acontecimentos? Para que mais pessoas apoiem, se voluntarizem, doem livros, revistas, gibis e afins, pois todos os envolvidos estão acertando uma visita a um orfanato para comemorar o Natal deste ano acompahados de crianças que, muitas vezes, só precisam estar com alguém que sirva de exemplo e que se sintam pertecentes de todas as maneiras. Então, se você que está lendo este humilde texto e deseja contribuir de alguma forma, Mayara disponibilizou seu número de celular (81 98487-0762) para marcar os encontros das doações, esclarecer dúvidas e receber novas propostas de atividades.
 Futuramente, eles também receberão livros infanto-juvenis, almejando expandir essa experiência para todas as pessoas possíveis. Deixo aqui meus agradecimentos por Mayara ter cedido um pouco de seu tempo corrido e ter compartilhado essa coletânea de fotos comigo, você é uma ótima Líder em tudo que faz, continue assim.

Por Murilo Freire

3 comentários: