quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Bibliotecas Infantis

 Oferecem uma gama de serviços voltados especialmente para as crianças, tendo como prioridade criar e fortalecer hábitos de leitura de seus frequentadores desde muito cedo e familiarizá-los com os diversos materiais que poderão contribuir com um período de pura diversão, influenciando e desenvolvendo capacidades de expressão, criatividade e imaginação, ajudando numa atuação mais presente das bibliotecas na vida das pessoas.

Entrada da Biblioteca Monteiro Lobato

 Diante deste aspecto, é importante contar um pouco sobre a Biblioteca Infantil Municipal do estado de São Paulo, que foi criada em 14 de abril de 1936, como parte de um amplo projeto de incentivo à cultura, elaborado por um grupo de intelectuais liderado por Mário de Andrade, o diretor do Departamento Municipal de Cultura da época. Ela é a mais antiga biblioteca infantil em funcionamento no Brasil e em 1955, passou a se chamar Biblioteca Monteiro Lobato em homenagem ao escritor que tanto encanta crianças, quanto jovens e adultos. A biblioteca conta com um acervo em torno de 90 mil exemplares constituído por livros de literatura e informação, revistas, multimídia, etc. Tendo a possibilidade de encontrar todo o acervo de livros no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. Ela possui também uma Gibiteca, espaço dedicado às histórias em quadrinhos e reúne aproximadamente 7 mil exemplares de álbuns, gibis, mangás e RPG. Além de ter coleção de obras especializadas que atende pesquisadores e demais interessados acerca da literatura infantil e juvenil. Todos os tipos de bibliotecas têm sua importância perante seu público alvo e que solidifica o desenvolvimento intelectual das pessoas. Lembrando que elas não são os únicos meios para esta formação se fazer possível, o interesse vem de cada indivíduo e órgãos, instituições e diversas outras entidades veiculam a informação que cada um deseja.


 “No dia em que todas as cidades do Brasil tiverem uma biblioteca infantil, o Brasil está a salvo de todos os males, porque todos os males do Brasil têm uma causa única: a ignorância dos adultos, justamente porque não lhes foi despertado o amor pela leitura quando eram crianças”.
(Depoimento dado por Monteiro Lobato no dia da inauguração da biblioteca de seu nome).

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/monteiro_lobato/


Por Murilo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário